Quer participar do Programa Anual de Bolsas de Estudo para Pessoas Afrodescendentes da ONU?

O Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas abriu em março o período de inscrição para um dos programas que visa a inclusão e participação de pessoas negras. Quer participar do Programa Anual de Bolsas de Estudo para Pessoas Afrodescendentes da ONU? Confira os detalhes.

Importância

Nos últimos anos, frente aos desafios de inclusão de negros e negros na sociedade brasileira, tem surgidos algumas iniciativas de bolsas de intercâmbio voltadas para estes grupos sociais. Isso tem sido fruto das conquistas destes grupos ao longo do tempo.

Vale ressaltar que, a ideia por trás destes programas é aumentar a inclusão de pessoas negras (mulheres e homens) em diversos espaços da sociedade em há são sub-representados, como por exemplo, as áreas científicas, por. O Intercâmbio Sem Fronteiras divulgou, a algumas semanas atrás, um deste programas que visou integrar estes indivíduos por meio da ciência e tecnologia, veja aqui.

Descrição deste programa

Todos os anos, o Programa oferece uma oportunidade de aprendizagem intensiva a pessoas de ascendência africana em questões de direitos humanos de particular importância para as(os) afrodescendentes em todo o mundo. Os tópicos incluem: direito dos direitos humanos, formas de discriminação racial, acesso à justiça, ‘perfilamento racial’ (racial profiling), entre outros. Bolsistas aprendem sobre uma ampla gama de instrumentos e mecanismos legais antirracismo da ONU, promovendo capacitação para combater o racismo e a discriminação racial, bem como na proteção e promoção dos direitos humanos.

Após a conclusão do programa de três semanas de duração, os bolsistas anteriores realizaram iniciativas de conscientização e capacitação de direitos humanos para a sociedade civil que trabalha para promover os direitos de afrodescendentes em seus respectivos países. Bolsistas também apoiaram o envolvimento da sociedade civil com a ONU durante as missões em seus países, entre outras contribuições.

O Programa de Bolsas de Estudo é uma das principais atividades realizadas durante a Década Internacional de Afrodescendentes das Nações Unidas (2015-2024), lançada para melhorar efetivamente a situação dos direitos humanos dos povos afrodescendentes em todo o mundo.

Requisitos

Candidatas (os) devem ser fluentes em inglês;

Ter um mínimo de 4 anos de experiência profissional na promoção de direitos afrodescendentes;

Fazer parte de uma organização que trabalha em questões relacionadas com pessoas de ascendência africana ou direitos das minorias;

Carta da sua organização, certificando o seu estatuto.

Como se inscrever?

Os candidatos devem inscrever um para africandescentfellowship@ohchr.org:

  • Um Curriculum Vitae;
  • O formulário de inscrição escaneado e assinado;
  • Um Personal Statement (de no máximo 500 palavras) nas quais deve explicar a sua motivação em se inscrever neste processo e como usará o seu aprendizado para promover ações para pessoas afrodescendentes;
  • Apresentar o currículo e uma carta da sua organização, certificando o status de atuação;
  • Uma cópia do passaporte;

Importante: É indispensável colocar no assunto do e-mail enviado: “Application for the 2017 Fellowship Programme for People of African Descent.”

Os documentos á serem enviados deve estar com os seguintes nomes:

LAST NAME First name – Type of document
Example: SMITH Jacqueline – Application form.doc
SMITH Jacqueline – A Personal Statement.doc
SMITH Jacqueline – Letter certifying Status.pdf
SMITH Jacqueline – Passport.pdf

Seja um seguidor do Intercâmbio Sem Fronteiras:

Face: https://www.facebook.com/intercambiossf

Twitter: https://twitter.com/IntercambioSF

Insta: https://www.instagram.com/intercambiosemfronteiras

Prazo de inscrição

O período de inscrição termina em 31 de maio de 2017

Informações adicionais

Bolsistas selecionadas(os) devem estar disponíveis para assistir todo o Programa, que será realizado em Genebra, Suíça, de 13 de novembro a 1º de dezembro de 2017.
Todas as informações constam em: http://www.ohchr.org/EN/Issues/Racism/WGAfricanDescent/Pages/FellowshipProgramme.aspx